Bolsonaro anuncia desoneração da folha de pagamento para a Saúde e garante orçamento para piso da enfermagem

FOTO: MAURO PIMENTEL/AFP/JC

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), anunciou, nesta quinta-feira (13), a desoneração da folha de pagamento do setor da Saúde. Bolsonaro disse já ter conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o assunto. O comunicado foi feito durante evento da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), em Recife (PE). O presidente disse que a iniciativa garante o novo piso da enfermagem.

“De vez em quando, eu acerto quando dou palpite na economia. Reservado, eu e o Paulo Guedes, levo para ele o que penso. Eu mandei – coisa rara – e pedi para ele desonerar a folha da Saúde no Brasil. São 17 setores que já estão desonerados, e ele falou que eu poderia anunciar a desoneração da Saúde no Brasil. O impacto é compatível”, afirmou o presidente a lideranças religiosas e políticas, em um hotel na capital pernambucana.

A desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária de 20% sobre os salários dos empregados por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.

“Vai ser vantajoso, e vamos dar mais uma sinalização para a questão do piso da enfermagem no Brasil, que o Supremo decidiu barrar.”

Receita bruta

Atualmente, empresas de 17 setores da economia podem substituir as contribuições previdenciárias pela alíquota da receita bruta.

Compartilhe: