Secretário admite preocupação com demora em resultados e confirma que Paraíba tem quatro mortes suspeitas por Coronavírus

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, em entrevista na manhã desta segunda-feira (23), admitiu preocupação com a demora dos resultados de exames, porém tranquilizou que o problema será solucionado em breve com a chegada do material de coleta no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB). Medeiros confirmou que a Paraíba tem quatro mortes suspeitas provocadas por infecção do novo Coronavírus (Covid-19).

Em razão da nova fase na efetivação do plano de contingência e enfrentamento da doença, o gestor estadual da Saúde adiantou que qualquer paciente que apresente sintomas e entrem em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede de saúde será considerado suspeito. “Qualquer paciente que entrar em uma UTI do Estado e for portado de uma síndrome respiratória aguda grave, será coletado o material no sentido de afastar ou não o diagnóstico de coronavírus”, disse o secretário.

Ainda segundo Geraldo Medeiros, quatro óbitos registrados nos últimos dias no Estado, estão sob investigação por suspeita de contaminação do coronavírus. Os casos foram registrados em João Pessoa, Monteiro e Patos. As amostras foram coletadas e o Governo aguarda a liberação dos resultados pelo Instituto Evandro Chagas, unidade referência para esse tipo de exame no Norte e Nordeste.

Sobre o segundo caso de contaminação por coronavírus confirmado na Paraíba, o secretário afirmou que o paciente é natural do município de Igaracy, que retornou nos últimos dias de São Paulo, procurou a rede pública de saúde se queixando de sintomas, especificamente o Hospital Regional de Aguiar, onde foi realizada a coleta de exames. “O paciente está de quarentena, em Igaracy, segue evoluindo bem, dentro dos 80% dos casos que evoluem em sua recuperação, como uma gripe comum”, explicou.

 

Compartilhe: