Secretaria de Saúde Municipal disponibiliza número para orientar população sobre novo Coronavírus

Seguindo a determinação do Decreto n°9.456/2020, de 15 de março de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (16), uma Central de Orientação para Prevenção ao Coronavírus. Por meio do número 3218-9214, a população de João Pessoa poderá tirar dúvidas sobre o novo Coronavírus e receber orientações sobre o quadro da doença e como proceder.

Dentro do serviço realizado, os médicos plantonistas tiram dúvidas e prestam orientações necessárias diante de quadros com sintomas gripais, sobretudo quadros respiratórios.

“A pessoa que esteja com sintomas suspeitos ou gripais, pode ligar na Central e conversar com o médico atendente que irá orientá-lo como proceder, se deve ficar em isolamento domiciliar ou não. Importante destacar que o médico da Central não realiza consulta, apenas presta orientações. Mas se durante a ligação identificar o caso como suspeito, o profissional poderá acionar diretamente a Vigilância Epidemiológica para acompanhar o caso”, explica o secretário de saúde, Adalberto Fulgêncio.

A Central de Orientações está localizada dentro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – JP) e funciona 24h com médicos da rede municipal de saúde atuando em regime de plantão. Desde que começou a funcionar na manhã desta segunda-feira (16), a Central já recebeu mais de 50 ligações.

BOLETIM COVID-19

Sem casos confirmados do coronavírus na Capital paraibana, o Núcleo Intersetorial de Prevenção e Cuidado em relação ao Coronavírus dá início, nesta segunda-feira (16), à divulgação de boletins diários sobre as medidas preventivas adotadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e outras informações.

Monitoramento de casos
– Até o momento, 16 casos suspeitos estão sendo monitorados em João Pessoa. Os pacientes já fizeram o exame e aguardam os resultados em isolamento em suas casas, conforme protocolo da Organização Mundial da Saúde, que determina a internação em hospitais apenas para casos graves.

Treinamentos e capacitações
– A Secretaria Municipal de Saúde já realizou diversas reuniões de treinamento e capacitação com mais de 450 profissionais de serviços público e privado com orientações de medidas de prevenção. Estas capacitações estão sendo intensificadas.

Reunião com diretores de hospitais
– O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, realiza hoje à tarde reunião com diretores de hospitais para discutir medidas preventivas e plano de atendimentos.

Distribuição de kits de higiene
– As 187 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas e creches, receberam, na manhã desta segunda (16), kits de higiene com sabonetes líquidos e álcool em gel, além de orientações aos profissionais sobre a intensificação dos hábitos de higiene a serem repassados aos alunos.

Medidas Preventivas
– O prefeito Luciano Cartaxo comandou duas reuniões, na noite de sexta e manhã de domingo, que resultaram na criação do Núcleo Intersetorial de Prevenção e Cuidados e na publicação do decreto com medidas preventivas no âmbito da PMJP e de todo o município.

Medidas anunciadas no Decreto n°9.456/2020
1. Recomendação a pacientes com sintomas respiratórios para ficarem restritos ao domicílio e evitar ambientes com aglomerações.
2. Disponibilização de Central de Orientações por telefone com médicos para atender em plantão a população.
3. Suspensão de eventos de massa governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais  religiosos) com público superior a 250 pessoas em espaço aberto e superior a 100 pessoas em espaços fechados.
4. Locais de grande circulação de pessoas, como terminais urbanos, shopping centers e comércio em geral devem reforçar medidas de higienização e disponibilizar álcool gel 70%.
5. Os serviços de alimentação, tais como restaurante, lanchonetes e bares deverão adotar medidas de prevenção para conter a disseminação da Covid-19.
6. Os estabelecimentos de ensino deverão manter rotinas de prevenção.
7. O Procon realizará fiscalizações pata coibir o aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção ao Covid-19.
8. Ficam suspensas as viagens de servidores do município programadas, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública.
9. Suspensão de férias aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde até 15 de maio.

Compartilhe: