Marinha avista novas manchas no Delta do Parnaíba e ICMBio estima cerca de 1 tonelada de óleo na região

Vista geral de um derramamento de óleo na praia de Peroba em Maragogi, estado de Alagoas, Brasil, outubro de 2019. Foto tirada em 17 de outubro de 2019. REUTERS / Diego Nigro
Vista geral de um derramamento de óleo na praia de Peroba em Maragogi, estado de Alagoas, Brasil, outubro de 2019. Foto tirada em 17 de outubro de 2019. REUTERS / Diego Nigro

Um navio patrulha da Marinha iniciou na manhã desta segunda-feira (18) uma vistoria no Litoral do Piauí. De acordo com a Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), no domingo (17), durante sobrevoo na região do Delta do Parnaíba, único em mar aberto das Américas, foram avistadas novas manchas de óleo e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estima que existe cerca de uma tonelada da substância nesse santuário ecológico.

“Foram realizados dois sobrevoos. Em um deles detectamos a presença desse material na área de praia. Mais especificamente na Praia do Pontal, Barra das Melancieiras, Praia do Passeio, na Ilha do Caju, Ilha dos Poldros e Ilha das Canárias”, informou o comandante da CPPI, capitão de fragata Dante Duarte.

O comandante disse ao G1 que não foram avistadas manchas no mar. “Até o momento não foram detectadas mais manchas na água, apenas nessa região de praia. O representante do ICMBio que participou do voo avaliou de forma preliminar e estimou a presença de aproximadamente 1 tonelada de material oleoso nessa área”, disse.

A previsão é que até terça-feira (19) a Marinha monitore os 66 km da costa. Ainda no domingo (17), a Marinha divulgou que foram retiradas mais de três toneladas de resíduos oleosos com os trabalhos de limpeza de praias em Ilha GrandeParnaíbaLuís Correia e Cajueiro da Praia, desde o início do monitoramento em setembro.

Compartilhe: