Vale fecha acordo para para pagar R$ 700 mil a cada familiar dos funcionários mortos em Brumadinho

Equipes de resgate durante buscas por vítimas em Brumadinho, onde uma barragem da mineradora Vale se rompeu.
Equipes de resgate durante buscas por vítimas em Brumadinho, onde uma barragem da mineradora Vale se rompeu.

Em junho a cidade de João Pessoa passou por uma das maiores chuvas dos últimos 30 anos. Em consequência do grande volume de água, 79 famílias foram tiradas de suas rotinas e precisaram do apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A partir do acionamento da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciaram o trabalho de prestar assistência aos atingidos pelas chuvas, desde a retirada de locais de risco, abrigos temporários e inscrição nos programas sociais disponibilizados pela administração municipal.

Nas Três Lagoas, a rotina começa a voltar ao normal e a maioria das famílias que estavam em casa de parentes está retornando para suas residências. Nesta comunidade, a Sedes distribuiu 68 cestas básicas, roupas para 55 famílias, além de 5 auxílios-moradia, outras 160 famílias foram cadastradas nos programas sociais e estão sendo acompanhadas pelas equipes da secretaria no tocante a identificar suas necessidades. A SMS realizou atendimento a 50 pessoas com aplicação de vacinas, teste rápido, atendimento médico, enfermagem e odontologia.

Pelas chuvas também foram atingidas famílias no Bairro São José, Engenho Velho, Ladeira do Valentina e Castelo Branco. Atualmente, 34 famílias recebem benefício do auxílio-moradia, nestes casos, foi comprovada a impossibilidade da residência em abrigar a família e as mesmas se encaixam nos requisitos para receberem o benefício.

Equipes no local – Esta semana, 15 agentes da Emlur e seis da Defesa Civil estão nas Três Lagoas. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também está trabalhando para sanar o problema. A equipe da Emlur está fazendo a limpeza com apoio de um caminhão-pipa para a lavagem das ruas, enquanto os agentes da Defesa Civil estão visitando todas as famílias e averiguando a situação da estrutura dos imóveis que foram afetados.

G1

Compartilhe: