O ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, continua tentando desarticular o crime organizado no país. Para tanto, pelo menos 113 líderes de facções criminosas de quatro estados diferentes foram transferidos dos presídios locais para penitenciárias federais no primeiro semestre deste ano.
Os últimos 30 criminosos, todos do Pará, foram transferidos nesta última semana de junho. A operação contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), conforme anunciou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em seu perfil oficial no Twitter.
Durante a madrugada, a pedido do Governo do Pará, o MJSP/DEPEN transferiu 30 lideranças criminosas daquele Estado para presídios federais. Agradeço ao competente apoio da FAB. A transferência desarticulou a organização criminosa e preveniu possível rebelião prisional. pic.twitter.com/aPBRhxwgrx
— Sergio Moro (@SF_Moro) June 22, 2019
Além destes bandidos do Pará, já foram transferidos 35 do Ceará em janeiro, 22 de São Paulo em fevereiro e 26 do Amazonas, em maio, informa o jornal O Globo.
De acordo com o Ministério da Justiça, as transferências são importantes para isolar bandidos influentes dessas facções criminosas.
O Brasil possui cinco penitenciárias federais, localizadas em Catanduvas (PR), Mossoró (RN), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Brasília (DF).




