Bolsonaro promete correção da tabela do Imposto de Renda pela inflação em 2020

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente Jair Bolsonaro prometeu, neste domingo, a correção pela inflação da tabela do Imposto de Renda (IRPF) para o ano que vem. A declaração foi dada em entrevista para a rádio Bandeirantes. Além disso, ele indicou que deseja permitir que os usineiros possam vender etanol diretamente para os postos.

— Hoje em dia, o Imposto de Renda é redutor de renda. Eu falei com o (ministro da Economia) Paulo Guedes que, no mínimo, este ano, temos que corrigir, de acordo com a inflação, a tabela para o ano que vem — disse.

Bolsonaro disse que deu orientações ao ministro sobre rever também limites de deduções de gastos com saúde e educação no cálculo do IRPF.

— E, se for possível, ampliar aí o limite do desconto com educação e saúde. Isso é a orientação que eu dei para ele. Quero que ele cumpra. Orientação não é ordem. Mas pelo menos corrigir o Imposto de Renda pela inflação, isso, com certeza, vai sair — pontuou.

Especialistas consideram que corrigir a tabela de IR pela inflação deveria ser um ajuste natural, que acompanha a evolução da renda do brasileiro. No entanto, isso tem sido evitado pelo governo como forma de evitar perdas na arrecadação.

— A base de incidência dos impostos evolui naturalmente porque a renda das pessoas sobe todo ano, pelo menos acompanhando a inflação. Pela mesma lógica do aumento da renda, a tabela do IR também deve acompanhar a inflação — contextualiza Raul Velloso, economista especialista em contas públicas.

 

O Globo

Compartilhe: