O deputado estadual Raniery Paulino (MDB) lembrou que antes mesmo da discussão em torno do corte de recursos financeiros para as Universidades Federais e Institutos Federais, seu mandato sempre esteve na luta em defesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que deixou de receber dos governos do PSB, leia-se Ricardo Coutinho e João Azevedo, ex e atual, mais de meio bilhão de reais do orçamento da instituição.
Raniery ressaltou que “com o orçamento apertado e a cada ano mais reduzido pelo Governo do Estado, a reitoria da UEPB sinalizou que não garante abertura de vagas para o semestre 2019.2, prejudicando, inclusive, a abertura de alguns cursos e, consequentemente, os sonhos de muitos alunos”, e emendou: “descaso, falta de diálogo e sucessivos cortes no orçamento que prejudicam professores, alunos e servidores, infelizmente, não são nenhuma novidade na Paraíba.”
Para ele, qualquer pessoa que preze pelo fortalecimento das políticas públicas para a educação, irá manifestar opinião contrária aos cortes das verbas das Universidades Públicas do Brasil. “Não é de hoje que nosso mandato se coloca contra cortes em orçamentos e falta de investimentos nas universidades. Vale ressaltar que, antes mesmo da crise nacional se instalar, nossa defesa em favor da UEPB já era bandeira de luta na Assembleia Legislativa”, rememorou.