Invicto, basquete do Fla vence Bota e fatura 13º título seguido no RJ

Foto: André Durão
Foto: André Durão

O Flamengo reina absoluto no topo do basquete carioca. Em uma partida equilibrada e emocionante, o time da Gávea venceu o Botafogo por 83 a 73, fez 2 a 0 na série melhor de três, e conquistou, de forma invicta, o 13º título estadual seguido. Os destaques do último capítulo escrito pelo time rubro-negro na competição foram os armadores Deryk e Franco Balbi (14 e 13 pontos, respectivamente), que num quarto período brigado, comandaram o ataque campeão. Marquinhos também teve ótima partida e anotou 14 pontos. Além da conquista invicta, a campanha rubro-negra foi marcada pela estreia de um novo jeito de jogar e por novos rostos em quadra sob o comando do técnico Gustavo de Conti.

O jogo

Em casa, a torcida do Botafogo empurrou sua equipe desde o primeiro minuto de jogo, mas acabou vendo Anderson Varejão marcar os primeiros pontos. No entanto, com Cauê Borges e Ansaloni, o time de General Severiano mostrou que o equilíbrio poderia ser uma tônica. A dupla começou muito bem e comandou o Alvinegro no ataque. Como no primeiro jogo da decisão, o Flamengo, liderado por Varejão, demonstrava ótimo jogo coletivo, com muitos jogadores atuantes na tarefa de pontuar. Com desperdícios de posse, erros de finalização do rival e leve superioridade nos rebotes, o time da Gávea viu uma oportunidade de abrir pequena vantatgem no placar. Ao fim do primeiro período, o Fla vencia por 19 a 12.

Varejão Botafogo x Flamengo final Estadual RJ basquete — Foto: André Durão

Varejão Botafogo x Flamengo final Estadual RJ basquete — Foto: André Durão

No início do segundo período, o Flamengo voltou a impor um jogo de dominância nos rebotes e boa distribuição de bola, fatores que foram determinantes na manutenção da dianteira. Àquela altura, já se desenhava um duelo particular entre Varejão e Cauê Borges pelo protagonismo da noite. A intensidade do jogo defensivo de ambas as equipes contribuía para um quarto mais truncado, com mais erros e placar arrastado. A superioridade do Fla nos rebotes seguia determinante para o time manter a liderança. Rafael Mineiro se apresentou com boa contribuição ofensiva. Cauê Borges, com uma bola de três pontos no fim do período, incendiou a torcida, cortando a vantagem do Flamengo. Ao fim do primeiro tempo, o time da Gávea vencia por 38 a 32.

Na volta do intervalo, o Flamengo seguiu com a estratégia de dominar nos rebotes. Até que faltando sete minutos para o fim do período, Varejão trocou farpas com Ansaloni depois de fazer uma falta, deixando o clima quente no ginásio Oscar Zelaya. Coelho e Ansaloni com uma bela bandeja e uma bola de três pontos respectivamente, ditaram um bom momento do Alvinegro no jogo, em que o time cortou a diferença do Fla para um ponto. Embalado, o time apertou a marcação, e o jogo foi para o último quarto empatado: 54 a 54.

Botafogo x Flamengo final Estadual do RJ basquete — Foto: André Durão

Botafogo x Flamengo final Estadual do RJ basquete — Foto: André Durão

No início do período final, Jamaal deu o seu cartão de visitas com uma cesta para três pontos que deixou o Botafogo cinco pontos na frente. O armador era acompanhado por Coelho no aspecto “mão quente”, e o Glorioso mostrava que estava definitivamente no jogo. Pelo Lado do Flamengo, já não era Varejão o líder, e sim o armador Deryk, seguido por Franco Balbi. Se desenhava o quarto mais parelho da decisão, com as equipes se alternando na liderança. Com menos de dois minutos para o fim, o Fla tinha três pontos de vantagem. Com o Botafogo errando os ataques derradeiros, o caminho ficou aberto para o 13º título estadual do Flamengo, com vitória por 83 a 73.

Compartilhe: