O vereador Humberto Pontes (Avante) foi o parlamentar com maior produtividade na Câmara Municipal de João Pessoa no 1º semestre de 2018. Os dados são do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), segundo o qual, de janeiro a junho, foram 2.368 ações, incluindo projetos de Lei Ordinária, de Lei Complementar, Decretos Legislativos, Indicações e Requerimentos. No que se refere às proposituras de leis ordinárias, o vereador se destacou com projetos voltados para a preservação do Meio Ambiente e compensação ambiental, além daqueles destinados à inclusão de pessoas com deficiência e na área de mobilidade urbana, além da Educação.“Com foco no Meio Ambiente, apresentamos um projeto que dispõe sobre a autorização para o Poder Executivo implantar um Programa de Incentivo à Cidadania Ambiental em João Pessoa; outro para proibir o descarte de resíduos sólidos nos logradouros públicos do município, tratando o assunto como uma política pública; e ainda um projeto para dar incentivo às alternativas de compensação ambiental, estruturação e manutenção de jardins verticais na cidade”, explicou Humberto Pontes.
“No campo da Educação, nossos projetos prevêem a criação de um Boletim Escolar Eletrônico nas escolas do município e a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros e prevenção de acidentes, habilitando pelo menos um funcionário ou professor de escolas ou centros de referência da cidade”, frisou o vereador Humberto Pontes.
João Pessoa com Parklets – No mês de maio de 2018, foi sancionada pelo Poder Executivo Municipal a Lei 1.904, que trata da ocupação do espaço público destinado à extensão temporária de passeio por meio da instalação de Parklets. A ideia apresentada pelo vereador Humberto Pontes.
“Queremos promover o envolvimento direto dos cidadãos na construção e modificação dos espaços urbanos e ampliar a oferta e o caráter público desses espaços, que tradicionalmente são ocupados na rua para o estacionamento de veículo, propondo novos usos. Além disso, incentivar modos de transporte não motorizados e criar um novo cenário para as ruas da cidade. É um conceito que surgiu na cidade de São Francisco, Estados Unidos, no ano de 2005 e que pode mudar João Pessoa como política pública”, explicou o vereador Humberto Pontes.




