Cícero quer saúde descentralizada, educação inclusiva e mais investimentos na segurança

Foto: Reprodução TV Arapuan

O ex-prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), apresentou propostas para as áreas de saúde, educação e segurança pública durante sabatina no programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM 95,3, nesta quinta-feira (23). O emedebista destacou ações realizadas na Capital e afirmou que pretende levar modelos adotados no município para todo o Estado.

Durante a entrevista, Cícero afirmou ter experiência administrativa para comandar a Paraíba e citou iniciativas implantadas durante suas gestões na Prefeitura de João Pessoa.

Segundo ele, as propostas serão baseadas em planejamento, descentralização dos serviços e valorização dos profissionais responsáveis pelo atendimento à população

Saúde descentralizada

Na área da saúde, o pré-candidato defendeu a ampliação da estrutura regional e afirmou que o atendimento precisa estar mais próximo dos moradores.

Cícero destacou que João Pessoa possui cerca de 850 mil habitantes e afirmou que parte da população utiliza planos particulares, reduzindo a demanda pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital.

De acordo com ele, a quantidade de cartões SUS registrados na cidade supera o número de habitantes, o que demonstra a necessidade de reorganização da rede.

“Nós precisamos descentralizar, nós temos que fazer uma saúde mais perto de casa”, afirmou.

O emedebista também criticou a falta de unidades de média e alta complexidade em algumas regiões do Estado e defendeu a ampliação do número de maternidades.

Para ele, é necessário realizar estudos geográficos para garantir que mulheres tenham atendimento adequado durante o nascimento dos filhos.

É inadmissível a gente não ampliar o número de maternidades descentralizando”, declarou.

Cícero ainda criticou o que chamou de uso político da saúde pública e afirmou que alguns serviços estariam sendo direcionados por critérios eleitorais.

“Tem muitas regionais que são entregues a gestores políticos, que em vez de atender pelo cartão SUS, atende pelo título de eleitor”, disse.

O pré-candidato também citou como exemplo a entrega de medicamentos em casa para pessoas com doenças como diabetes e hipertensão.

Segundo ele, a medida já foi aplicada em João Pessoa e poderia ser expandida para o Estado.

Educação terá modelo de João Pessoa

Na educação, Cícero Lucena afirmou que pretende levar para a rede estadual o modelo de gestão adotado em João Pessoa.

Ele destacou investimentos em tecnologia e na qualificação dos professores da rede municipal.

Segundo o pré-candidato, a Capital foi a primeira do Brasil a oferecer cursos de mestrado e doutorado para professores da rede municipal financiados pela prefeitura.

“A gente qualifica os professores, que é mais um profissional que a gente tem que respeitar”, afirmou.

Cícero também apresentou a proposta de criar um Pé-de-Meia estadual, ampliando o benefício para estudantes da rede pública que atualmente não recebem o programa nacional.

“Eu, governador, vou atender a todos os alunos da rede estadual com o Pé-de-Meia”, declarou.Segurança terá tecnologia e valorização profissional

Segurança

Na área da segurança pública, Cícero afirmou que investimentos em equipamentos precisam estar acompanhados da valorização dos profissionais.

Segundo ele, tecnologia e inteligência são importantes, mas o trabalho humano é fundamental para garantir resultados.

“Esses equipamentos podem estar ligados, mas se não tiver gente para operar, ele não vai fazer nada”, afirmou.

O pré-candidato relembrou ações realizadas durante suas gestões, citando a realização de concurso para a Guarda Municipal de João Pessoa, com contratação e treinamento de agentes.

Ele também destacou a valorização salarial da categoria e afirmou que a segurança pública precisa envolver todos os profissionais da área, incluindo policiais militares, civis e penais.

“Todos têm que ser respeitados e valorizados“, disse.

Cícero ainda afirmou que pretende garantir que a Paraíba tenha o melhor salário para policiais do Nordeste.

“É uma política para reconhecer o cidadão que sai de casa e não sabe se vai voltar. A Paraíba vai ter o melhor salário dos policiais do Nordeste“”, declarou.


Compartilhe: