O governo dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou nesta quarta-feira (14), que congelaram a emissão de vistos para imigrantes do Brasil e de outros 74 países.
O anúncio foi feito pelo Departamento de Estado do país norte-americano nas redes sociais. Segundo o órgão, a suspensão é temporária.
“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, disse o órgão na rede social X.
De acordo com informações divulgadas pela emissora norte-americana Fox News, o Brasil está no grupo de países afetados pela decisão.
A lista, que ainda não foi oficialmente publicada pelo governo norte-americano, inclui também países como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia. Segundo a reportagem, a emissora teve acesso a um memorando interno que detalha o plano da administração dos EUA.
A medida atinge apenas os vistos de imigração, ou seja, não se aplica a turistas. De acordo com o Departamento de Estado, a decisão está relacionada a países cujos imigrantes, na avaliação do governo americano, frequentemente passam a depender de assistência pública ao chegar aos Estados Unidos.
Ainda conforme o documento citado pela Fox News, a suspensão deve começar a valer a partir de 21 de janeiro e não há previsão de quando será encerrada.
O governo liderado por Donald Trump pretende usar esse período para revisar os critérios atualmente adotados na concessão de vistos a estrangeiros.
O plano ainda não foi detalhado oficialmente, e novas informações devem ser divulgadas após a implementação da medida.
*Com informações do g1




