Nova fase da ‘Operação Sem Desconto’ faz busca e apreensão em casa de Juscelino do Peixe

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quinta-feira (13), uma nova etapa da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS. A ofensiva alcançou a Paraíba e outros 13 estados, além do Distrito Federal, e teve entre os alvos o paraibano Juscelino do Peixe, que recebeu agentes da PF em sua residência.

De acordo com a PF, estão sendo investigados crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de práticas ligadas à ocultação e dilapidação patrimonial. As ordens judiciais foram autorizadas pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso.

Ao todo, a operação cumpre 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares. As ações se espalham pelos estados de Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e pelo Distrito Federal.

Entre os nomes investigados está o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto, alvo de mandado de prisão sob suspeita de ter permitido que os desvios ocorressem durante sua gestão. Até o momento, a defesa dele ainda não se manifestou.

Na Paraíba, além da busca na casa de Juscelino do Peixe, o histórico familiar do suplente chama atenção. Em 2024, sua esposa, a vereadora Terezinha do Peixe, também foi alvo de mandado de busca e apreensão na Operação Pescador de Ilusão, que apurava outras irregularidades no município de Sapé.

A CGU reforça que denúncias sobre esta e outras operações podem ser feitas de forma anônima pela plataforma Fala.BR. Basta selecionar a opção “Operações CGU” e informar o nome da operação e o estado onde ocorreu.

A Operação Sem Desconto segue em andamento, e novas informações poderão ser divulgadas ao longo do dia.

Compartilhe: