A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) provocou forte reação entre aliados bolsonaristas na Paraíba. O deputado federal Cabo Gilberto (PL) classificou a decisão como uma “farsa” e acusou a Corte de violar a Constituição.
“FORÇA PRESIDENTE! Essa farsa acabará. Isso não é JUSTIÇA. STF RASGA A CONSTITUIÇÃO”, declarou o parlamentar em suas redes sociais, reforçando o discurso de contestação à decisão judicial.
Já o presidente estadual do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, manifestou apoio a Bolsonaro ao compartilhar a nota oficial assinada pelo presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto. O texto lamenta a condenação e define o episódio como “um dos dias mais tristes para o Brasil”.
Na nota, o PL Nacional sustenta que Bolsonaro liderou um governo sem corrupção e que sua condenação representa “uma das páginas mais sombrias da política nacional”. O documento também afirma que a decisão não apaga o legado do ex-presidente, descrito como “um dos maiores líderes da direita brasileira e mundial”.
A manifestação de Cabo Gilberto e Queiroga reforça a unidade do PL em defesa de Bolsonaro, em meio ao impacto político da sentença que fixou 27 anos e três meses de prisão ao ex-presidente, acusado de tentar subverter o Estado democrático de Direito.