O prefeito em exercício Leo Bezerra acompanhou, nesta terça-feira (9), o trabalho da Operação Tapa-Buraco, realizado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que está intensificando suas ações com 14 equipes em atuação diária, uso de caminhões autossuficientes e inteligência artificial. Um veículo equipado com sistema que percorre rotas pré-definidas e detecta buracos automaticamente, antes mesmo da população registrar ocorrências.
Em um trecho no final da Avenida Beira Rio, Leo Bezerra, acompanhado dos secretários Rubens Falcão (Infraestrutura), Janildo Silva (Comunicação) e Luciano Pereira (executivo de Infraestrutura), destacou que o uso da tecnologia está auxiliando a gestão municipal a enfrentar os transtornos causados pelo inverno mais intenso e prolongado.
“As equipes da Prefeitura estão todos os dias nas ruas com a Operação Tapa-buraco. Para nos ajudar a resolver este problema, basta usar o aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, marcar a localização do buraco que em pouco tempo nossas equipes farão o serviço. Para agilizar ainda mais a execução, estamos coletando dados dos aplicativos de mobilidade, que antes eram exclusivos da Semob, para dar informações sobre buracos nas vias em tempo real. Com isso vamos mapear as ruas com ainda mais eficiência”, afirmou Leo Bezerra.
A comitiva seguiu até a Secretaria de Infraestrutura, no bairro dos Estados, onde Leo Bezerra conheceu o novo sistema responsável pela identificação de buracos nas vias da Capital, que após receber os dados dos veículos com inteligência artificial, envia de imediato uma ordem para execução do serviço. Neste diagnóstico, é possível saber a profundidade do buraco, diâmetro, grau de urgência e ainda se é de origem de infraestrutura ou de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa).
Esse sistema também se conecta com o aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, onde recebe as demandas geradas pela população, e com os mapas por satélite que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana tem acesso, para controle de tráfego. “Hoje, apresentamos o Waze como ferramenta à Semob, com o objetivo de otimizar suas operações e aprimorar o atendimento ao cidadão. A intenção é aumentar a capacidade de resposta, agilizando a resolução de problemas, como o reparo dos buracos nas vias”, afirmou o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE.
Redução de ocorrências de tapa-buracos – De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, o aprimoramento do uso de tecnologia está contribuindo para a redução significativa de buracos em João Pessoa. Segundo o secretário executivo da Pasta, Luciano Pereira, no passado, foram monitorados 1.700 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2025, esse número é de 1.100.
Fotos- Renata Medeiros