A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar da Paraíba, deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) a Operação Afetação, com foco em desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no estado.
Segundo a PF, os alvos da operação viviam uma “vida de luxo fake”, ostentando carros de alto padrão e imóveis em condomínios fechados, tentando simular status e riqueza com dinheiro proveniente do crime. O nome da operação, “Afetação”, faz referência direta ao comportamento artificial e forçado dos investigados.
As diligências ocorreram nos bairros do Valentina, Oitizeiro e Muçumagro, em João Pessoa, e também nos municípios de Conde e Cruz do Espírito Santo. Ao todo, foram expedidos 14 mandados de busca e apreensão, 6 de prisão temporária e ordens de sequestro de bens, incluindo veículos, imóveis e valores.
As investigações apontam que o grupo não apenas atuava no tráfico de drogas, mas lavava dinheiro investindo em bens de alto valor, numa tentativa de mascarar a origem criminosa do patrimônio.