Unipê celebra ‘Dia da Enfermagem’ neste sábado

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) reverencia uma das mais importantes profissões da área de saúde, a enfermagem. E Como toda data comemorativa, neste sábado (12) o Unipê celebra o Dia da Enfermagem valorizando o seu papel e a sua importância na sociedade, preservando a chama visionária da enfermeira Florence Nightingale, que deu luz a profissão ainda no século 19.

“Ela dedicou sua vida ao cuidado das vítimas da guerra da Criméia e fundamentou a Enfermagem moderna”, registra Hebe Duarte, coordenadora de Enfermagem do Unipê.

O legado hoje está perpetuado na ciência, segundo a coordenadora, devido ao elevado rigor técnico e humano. Por isso, o Unipê comemora o Dia Internacional da Enfermagem e parabeniza profissionais e acadêmicos da área. “O trabalho da Enfermagem é uma verdadeira arte”, conta a professora.

Confira vídeo:

 

Enfermagem: estudos e campos de atuação

De forma geral, a gestão, a assistência, o ensino e a pesquisa são áreas de atuação para os enfermeiros. Cabe a ele coordenar, planejar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas assistenciais, administrativas, gerenciais e também educacionais.

“O enfermeiro presta atenção ao paciente, observando se todos os cuidados feitos sobre ele estão surtindo o efeito desejado, acompanhando sua evolução”, disse Hebe.

O conhecimento abordado nos estudos de Enfermagem influencia não só o crescimento da profissão. Os benefícios ao bem estar de pacientes dos mais variados tipos também são impactados pelos estudos.“Conduzindo processos de vários tipos, como partos normais, acompanhamento de comas e tratamento de diversos tipos de pacientes”, exemplifica a coordenadora.

Enfermagem no Brasil

Atualmente, a categoria luta por melhorias nas condições de trabalho, empoderamento profissional e carga horária de 30 horas semanais.

“O setor de saúde tem crescido de forma diferenciada no Brasil, contribuindo com a atenção dada à área, que tem se desenvolvido em ciência e tecnologia em todas as regiões do país”, informa Hebe.

 

Com Assessoria do Unipê

Compartilhe: