• Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato
Tá na Área
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
No Result
View All Result
Tá na Área
No Result
View All Result
Home Cotidiano

João Azevêdo inaugura Centro de Referência do Artesanato Paraibano e destaca investimentos para fomentar o segmento

21 de setembro de 2023
João Azevêdo inaugura Centro de Referência do Artesanato Paraibano e destaca investimentos para fomentar o segmento

Foto: Francisco França

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta quinta-feira (21), o Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap). O equipamento, localizado num casarão histórico no Centro da Capital, é mais um importante espaço de desenvolvimento do artesanato, com destaque para o funcionamento de um laboratório permanente de inovação e design, permitindo que os profissionais desse segmento estejam em constante atualização, sem abrir mão de uma produção artesanal genuína — a grande marca do artesanato paraibano.

Em um só espaço, o artesão paraibano vai poder contar, ainda, com um local de atendimento, sala de reunião, sala de capacitação, além de abrigar a Federação do Artesanato e a Curadoria e um escritório onde os clientes, mediante agendamento prévio, serão atendidos.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de entregar mais um importante equipamento para atender uma demanda do artesanato paraibano. “Esse é um espaço onde os artesãos irão receber suporte técnico e que também será a sede do PAP.  Nós realizamos grandes investimentos no segmento, com os Salões do Artesanato, a participação dos artesãos em grandes feiras nacionais, reformamos a Casa do Artista Popular Janete Costa, inauguramos o Centro de Referência da Renda Renascença em Monteiro, que foi reconhecida internacionalmente como a cidade referência para a renda renascença, pois entendemos que o artesanato é cultura, é história, mas também é geração de emprego e renda”, frisou.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, destacou mais uma ação do Governo do Estado para a valorização do artesanato. “Hoje é mais um dia de realização de sonho. O Centro de Referência ficou lindo, foi pensado para oferecer um local adequado para a realização de reuniões, de cursos e todos os artesãos estão de parabéns pelo espaço de grande relevância para a cultura. Eu agradeço a toda equipe do governo e do PAP pelo trabalho conjunto e novos projetos estão por vir”, comentou.

A secretária de estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, evidenciou os investimentos do governo no patrimônio cultural do estado. “A Paraíba conta hoje com o Museu da Cidade de João Pessoa, com o Crença, em Monteiro, em breve, será entregue o Museu da História da Paraíba. Ainda temos ações como o Polo Turístico Cabo Branco, que terá a decoração do artesanato paraibano em seus empreendimentos, resultado de um trabalho de mãos dadas, levando cidadania e dignidade aos paraibanos”, falou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou a abertura de mais um espaço para viabilizar a comercialização e qualificação profissional para os artesãos. “O CRAP vem realizar um sonho. O Programa do Artesanato Paraibano completa 20 anos em 2023 e o governador João Azevêdo e a primeira-dama Ana Maria Lins deram de presente esse importante espaço de coworking, de capacitação, de oficinas e laboratórios para apoiar o artesão com mais tecnologia e inovação. Já temos inúmeros projetos de interiorização, como fizemos com o Crença, e muita coisa boa vem por aí”, declarou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, parabenizou a gestão estadual pelo espaço e destacou a parceria para a implantação do Laboratório de Inovação e Design. “Esse é um momento de celebração e de agradecimento por ter a oportunidade de acompanhar a valorização e reconhecimento do artesão, da tradição cultural e de um governo que tem o olhar ampliado para a distribuição de renda, promovendo o aperfeiçoamento de talentos, construindo um estado mais justo, humano e solidário”, sustentou.

A artesã Cristiane Galdino agradeceu ao governador João Azevêdo e à primeira-dama Ana Maria Lins por proporcionarem um local de qualificação profissional. “Hoje nós vemos que o governo tem uma preocupação de oferecer uma melhoria ao artesão e esse espaço vai nos dar condição de aprender, a trabalhar com novas tecnologias, a precificar o nosso produto e tenho certeza de que vamos ter um grande crescimento para a nossa arte”, comemorou.

A solenidade foi prestigiada pela primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena; pelos deputados estaduais Chico Mendes, Chió, Branco Mendes, Francisca Motta e Alexandre de Zezé; pela prefeita de Bayeux, Luciene Gomes; pelo diretor-técnico do Sebrae, Lucélio Cartaxo; pelo vereador de João Pessoa, Zezinho do Botafogo; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Pedro Santos (secretário da Cultura), Pollyanna Dutra (secretária do Desenvolvimento Humano), Cristiana Almeida (secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana), Simone Guimarães (superintendente da Suplan), Fabrício Feitosa (secretário executivo do Empreender) e Naná Garcez (presidente da EPC).

Crap — Localizado na Rua Odon Bezerra, 99, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, o Centro de Referência do Artesanato Paraibano vai oferecer aos artesãos uma grande estrutura, proporcionando condições de capacitação, entre outras atividades.

Entre os recintos do Crap, estão um auditório, que homenageia a mestra Toinha do Labirinto, destinado a eventos de capacitação; uma sala destinada à Curadoria do Artesanato Paraibano, da Secretaria de Estado da Cultura — a Curadoria cadastra, cataloga e mapeia o artesanato, além de emitir a Carteira Nacional de Artesão.

O espaço conta, ainda, com uma sala destinada às entidades representativas do artesanato, como federações, sindicatos, associações e cooperativas. Os artesãos vão dispor, também, de um laboratório de inovação e tecnologia, para aprimorar os processos e os produtos do segmento, com o apoio de outros parceiros, além de três salas, destinadas à sede administrativa do Programa do Artesanato Paraibano. O local conta ainda com recepção; auditório; cozinha; área de serviços; e banheiros e passou por uma reforma que representou investimentos de R$ 815 mil.

Matéria Anterior

Entidades da enfermagem paraibana se unem e garantem pagamento de complemento do Piso Salarial, durante encontro com secretário de Saúde

Próxima Matéria

Maioria do STF vota contra tese sobre marco temporal

Próxima Matéria
STF suspende julgamento sobre venda de refinarias pela Petrobras

Maioria do STF vota contra tese sobre marco temporal

Discussion about this post

Últimas

Bomba: Governador é convencido por auxiliares e deve pedir ajuda da Policia Federal para descobrir rede de arapongagem na Paraíba

Vem aí uma nova experiência para você que curte Tá na Área

Cícero Lucena destaca fé, cultura e o talento do elenco quase todo local na Paixão de Cristo em João Pessoa

Cícero Lucena destaca fé, cultura e o talento do elenco quase todo local na Paixão de Cristo em João Pessoa

João Pessoa se destaca como destino cultural no feriadão de Páscoa e Tiradentes

João Pessoa se destaca como destino cultural no feriadão de Páscoa e Tiradentes

Mais Lidas

No Content Available
Tá na Área

Siga-nos

Editorias

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Início
  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião
  • Sobre
  • Termos de serviço
  • Política de privacidade
  • Contato

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic

  • Política
  • Paraíba
  • Brasil
  • Opinião

© 2020 Todos os direitos reservados à Tánaárea | Buy Website Traffic