Vantagem de Lula para Bolsonaro cai para apenas 9 pontos, aponta pesquisa que registra crescimento de Tebet

Imagem: Marcos Correia/PR - Carl de Souza/AFP

Na nova rodada da pesquisa da FSB, Lula perdeu dois pontos e foi para 41% dos votos, Jair Bolsonaro perdeu um ponto e foi para 32%. Ciro Gomes subiu para 9% e Simone Tebet, pela primeira vez, atingiu 4%.

Os candidatos Pablo Marçal (Pros), Felipe D’Ávila (Novo) e Vera Lúcia (PSTU) ficaram com 1% das intenções de voto. José Maria Eymael (Democracia Cristã), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram.

Embora tudo tenha permanecido na margem de erro, esses números tornam bem mais improvável uma vitória de Lula no primeiro turno. Seus adversários somam agora 51% dos votos, dez pontos a mais do que o petista.

Além disso, 4% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos. Outros 2% disseram que votariam branco ou nulo.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados candidatos aos entrevistados, Lula aparece com 40% das intenções de voto. Bolsonaro vem em seguida, com 30%. Ciro Gomes tem 3%; e Simone Tebet, 1%.

No questionário espontâneo, 14% dos entrevistados não souberam responder. Outros 6% disseram que não votariam em nenhum candidato, e 4% dos participantes afirmaram que não votariam em ninguém.

O estudo ouviu 2 mil pessoas por telefone, entre os dias 8 e 10 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de BR-09292/2022.

Perfil dos eleitores

De acordo com a pesquisa, Lula é o candidato mais popular entre o público feminino, com 43% das intenções de voto entre as mulheres. Bolsonaro tem 24%.

Entre os homens, o petista pontua menos: são 39% das intenções de voto, ante 40% de Bolsonaro.

Além disso, a pesquisa mostra a faixa etária dos eleitores. O público de 60 anos ou mais é o que apresenta maior intenção de voto em Lula, com 45%.

Bolsonaro é mais popular entre brasileiros de 25 a 40 anos e 41 a 59 anos de idade, com 35% das intenções de voto nas duas faixas etárias.

Lula é mais popular entre eleitores do Nordeste, com 59% das intenções de voto. Bolsonaro lidera as intenções dos brasileiros que moram na região Sul, com 47% das intenções de voto.

Compartilhe: