Prefeitura do Rio usa sedativo utilizado em cirurgia de cachorro para intubar pacientes com Covid

edativos do Centro de Controle de Zoonoses do Rio, assim como analgésicos e anestésicos, foram levados para o Hospital Ronaldo Gazolla, unidade de referência para o tratamento da Covid-19 na rede municipal, para suprir a falta desses medicamentos. Os insumos são de uso veterinário. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.

A transferência faz parte de um esforço que reúne também as unidades municipais, estaduais e federais, além dos hospitais particulares, de distribuição deste tipo de medicamento para que não falte insumos em nenhum local de atendimento, segundo o secretário.

“As cirurgias eletivas estão suspensas na cidade do Rio. E isso inclui as cirurgias no centro de veterinária. Não faz o menor sentido continuar consumindo itens essenciais para intubação e para a saúde humana nas unidades veterinárias. Então a gente está utilizando todo este material relativo a sedativos e a bloqueadores neuromusculares nas unidades que têm um alto atendimento de pessoas com covid ou outras doenças em que são necessárias a intubação”, afirmou Soranz.

Segundo o secretário, toda a rede está em diálogo para que não falte medicamentos. Soranz afirmou que as unidades de saúde possuem sedativos para três dias.

Compartilhe: