Um vulcão na montanha Fagradalsfjall, na Islândia, entrou em erupção nesta sexta-feira (19) após semanas de pequenos terremotos atingirem o país. O fenômeno aconteceu a apenas 30 quilômetros de Reykjavik, a capital islandesa.
Segundo o Escritório Meteorológico da Islândia, não há risco imediato para os moradores da capital e de outros vilarejos nas proximidades da erupção. Porém, as autoridades pedem que as pessoas não se aproximem do vulcão, em hipótese alguma. O alerta de voos do país foi alterado para vermelho pela primeira vez em vários anos.
O vulcão está localizado no meio da Península de Reykjanes, que liga a capital islandesa Reykjavik ao Aeroporto Internacional de Keflavik. A área também fica perto do famoso resort de fontes termais da Lagoa Azul, mas não há indicação de pessoas ou propriedades em risco.
Em 2010, o vulcão Eyjafjallajökull entrou em erupção e causou transtornos à malha aérea de praticamente toda a Europa. Isso porque a cratera fica embaixo de uma geleira. Quando a lava saiu, a neve começou a evaporar e criou uma grande nuvem de fumaça, que, junto com as cinzas do vulcão, fechou o espaço aéreo de muitos países.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/c/d/4QHAxvQdK5YQBAthfUWg/r4jqx-erup-o-na-isl-ndia-1-.png)