Alunos da UFPB protestam contra nomeação de reitor que foi último colocado em lista tríplice

Os alunos, técnicos, professores e integrantes do movimento estudantil iniciaram um ato em frente à reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O protesto é contra a nomeação do novo reitor Valdiney Veloso, feita pelo Presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

O ato começou por volta das 16h desta quinta-feira (5) e ainda não tem previsão de término. Representantes do Levante Popular da Juventude e da União Nacional dos Estudantes participavam do protesto.

Matéria em atualização.

Alunos se reúnem em frente a reitoria da UFPB em protesto contra nomeação de novo reitor — Foto: Raniery Soares/CBN João Pessoa

Alunos se reúnem em frente a reitoria da UFPB em protesto contra nomeação de novo reitor — Foto: Raniery Soares/CBN João Pessoa.

Nomeação de reitor da UFPB

O professor Valdiney Veloso foi anunciado como novo reitor nesta quinta-feira (5), em publicação do Diário Oficial da União. Ele foi o último colocado nas eleições feitas em 26 de agosto, com 106,496 pontos, enquanto a professora Terezinha Domiciano, primeira colocada, teve 964,518 da soma ponderada e normalizada dos votos.

A nomeação do novo reitor foi recebida com desagrado pela comunidade acadêmica. Em nota, a Diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba repudiou a nomeação e convocou uma plenária na sexta-feira (6).

A Universidade Federal da Bahia também divulgou uma nota de solidariedade a UFPB, considerando a nomeação uma “clara agressão à vontade e à inteligência da comunidade de docentes, estudantes e técnicos e das instâncias legítimas” da instituição.

G1Paraiba

Compartilhe: